CHENUNIONBRASIL.com / Dedicated to Kim Jongdae

CHEN do EXO fala do seu primeiro álbum solo “April, and a flower”, em uma entrevista exclusiva.
 
Já se passaram mais de sete anos desde que Chen apareceu em seu primeiro vídeo teaser para o debut do grupo coreano EXO em 2012. Mas essa semana o artista, Kim Jongdae, encantou o mundo com seu primeiro álbum solo, “April, and a flower”.
 
Um mini álbum de seis faixas, “April, and a flower” revela a voz comovente de Chen. Começando com “Flower”, que o artista escreveu, e guiado pelo sincero precursor de um termino na forma de ‘Beautiful Goodbye’, o álbum expõe o talento de grande alcance do cantor, e vem depois de anos de trabalho, não apenas no EXO, mas também de colaborações e músicas únicas, muitas das quais foram usadas em dramas sul-coreanos.
Após uma coletiva de imprensa realizada na segunda-feira em Seul (1º de abril), Chen conversou com a Billboard para discutir o que significa essa nova etapa de sua carreira.
 
💐Como é a sensação de ter lançado seu primeiro álbum solo?
• CHEN: Eu acho que estou apenas começando a sentir isso. Honestamente, antes de hoje eu estava muito calmo. Mas hoje (ansiedade) está começando a bater. Mais do que tudo, eu acho que é sobre as pequenas coisas que eu percebi. Tal como o fato de eu ser capaz de experimentar em primeira mão, o quanto minha equipe trabalha duro. Eu também vi minhas próprias pequenas falhas que eu preciso trabalhar para crescer [como artista]. Eu sinto que eu percebi que eu preciso trabalhar a partir de hoje para me tornar um cantor melhor. Eu fiz muitas promoções como EXO. Eu acho que é porque este não é Chen do EXO, mas são meus primeiros passos como apenas Chen.
 
💐Como a experiência foi diferente para você de maneira criativa?
• CHEN: Foi uma oportunidade para mostrar um lado mais honesto para mim. Quando promovemos como EXO, existe um conceito ‘EXO’ e cada membro tem sua própria posição. Tudo é dividido e predeterminado. Mas, enquanto trabalhava no meu álbum solo, eu tenho que preencher o palco sozinho, e ser mais honesto em me mostrar.
 
💐O título do álbum é “April, and a flower” e a música que você escreveu é chamada “Flower”. Qual é a importância disso (da flor)?
• CHEN: À medida que as estações e o tempo passam, as flores desabrocham, morrem e desabrocham. Significa que, com o tempo, todas essas provações e dificuldades dolorosas podem florescer com esperança. “Flor” significa esperança e conforto.
 
💐Como você viveu a experiência de escrever as letras de suas músicas?
• CHEN: Quando eu recebi a demo dessa música pela primeira vez, não havia palavras. Mas assim que ouvi, senti que realmente queria que ele tivesse uma mensagem de esperança. Eu senti desde o primeiro segundo que ouvi o piano, que é ouvido desde o começo da música.
 
💐Conte-me um pouco sobre o single. O que inspirou “Beautiful Goodbye”? Por que você quer se concentrar nas emoções relacionadas ao coração partido?
• CHEN: Para os amantes, certamente há um momento em que você se cansa de um relacionamento, quando é muito confortável (rotina). Então, é sobre o fato de que não sou eu que senti isso, mas a outra pessoa que está sentindo isso em relação a mim. O contexto [da música] é que eu ainda te amo muito, mas, por favor, me dê algum tempo para que possamos terminar magnificamente, amigavelmente. Então, quando eu canto essa música pelo menos, eu canto pensando: “Em vez de ficar tão triste, essa pessoa está se esforçando para não mostrar o quão triste ela realmente está.” Isso é o que eu queria transmitir, então acho que estou calmo quando canto.
 
💐O que há de belo nisso?
• CHEN: Honestamente, acho que não há bons rompimentos. Eu não acho que eles existam. Mas se for preciso se separar, em vez de ficar triste e magoar um ao outro, acho que seria melhor se pudesse ser apresentado como um belo rompimento.
 
💐O popular cantor coreano Paul Kim escreveu a letra de “Sorry Not Sorry”. Como foi trabalhar com ele?
• CHEN: Paul Kim é um artista que eu realmente gosto. Foi-me dada uma grande oportunidade e trabalhei na minha música. Uma pequena preocupação minha era que a sensibilidade de Paul Kim fosse retratada [na música]. Era uma música com o delicado tom emocional de Paul Kim, e então eu estava preocupada sobre como eu poderia expressar isso do meu jeito. O resultado final foi ótimo e estou tão satisfeito. Fiquei muito feliz quando Paul Kim disse que também gostou.
 
💐Existem outros artistas ou compositores com quem você gostaria de trabalhar no futuro?
• CHEN: Existem muitos. Eu amei John Legend por um longo tempo, e ainda amo. No passado, eu pude me apresentar com ele no Mnet Asian Music Awards 2014. Se eu tivesse a chance, gostaria de trabalhar com ele novamente.
 
💐O que você quer que os ouvintes tirem do álbum?
• CHEN: Não apenas a faixa-título, mas também há muitas outras ótimas faixas. Espero que minhas músicas possam confortar e consolar as pessoas. Não confortando as pessoas tristes e dizendo que está tudo bem, mas confortando as pessoas em que eu entendo tudo o que elas estão sentindo.

 

___________________________________________________________________________
 

Atualização do Twitter da entrevistadora:
“Eu tive a honra de conversar com Chen do @weareoneEXO sobre o lançamento de seu álbum solo #Aprilandaflower, escrever letras, o que significa criar um #BeautifulGoodbye e muito mais.
Leia e aproveite a foto que ele compartilhou exclusivamente com a @billboard

 
 
Créditos: Billboard

Trad.PT: Chen Union Brasil | @ChenUnionBR 

 

Os comentários estão desativados.