CHENUNIONBRASIL.com / Dedicated to Kim Jongdae

⚡Perguntas dos membros para o CHEN:
➥ Chanyeol: Qual é o seu maior sonho?
CHEN: Viver uma vida sem arrependimentos.
 
➥ Chanyeol: Pra você que tipo de pessoa eu sou?
CHEN: Pra mim, você é um amigo que me entende como um todo. Você é um amigo gentil que nunca será mal intencionado, com você ao meu lado estou sempre seguro!
 
➥ D.O.: Você raramente sai, o que exatamente você faz quando fica em casa?
CHEN: Geralmente escuto música, bebo chá, tomo banhos e também bebo sozinho.
 
➥ D.O.: Você me disse que eu sou uma pessoa taciturna, mas pelo o que eu vejo, você é uma pessoa mais quieta do que eu. Por quê você não conta histórias pessoais aos membros?
CHEN: porque eu não sou o tipo de pessoa que pode se abrir sobre seus problemas, eu acho que eu não consigo desabafar facilmente nem com os membros do EXO. Se eu tiver problemas ou ficar estressado eu irei lidar com eles sozinho e isso se tornou um hábito.
 
➥ Suho: Você pretende lançar um álbum solo? CHEN: Eu sempre penso sobre um álbum solo, mas eu não tenho certeza sobre mim ainda. De uma coisa eu definitivamente sei, quando o meu álbum for feito, com certeza será com músicas que irão curar o ouvinte. Eu quero fazer músicas que poderão ser escutadas confortavelmente.
 
➥ Suho: Chen, você é uma pessoa gentil, mas por que você só faz pegadinhas comigo? Por que você só faz isso comigo?!
CHEN: HAHAHA, eu também acho que o Hyung é uma pessoa gentil. Talvez seja por isso que eu quero pregar peças em você com mais frequência!
 
➥ Xiumin: Quando você vai malhar o seu corpo e mostrá-lo para o EXO e EXO-L?
CHEN: Eu não gosto de corpos musculosos, então eu não acho que vou fazer uma “performance de ABS” em breve hahaha
 
➥ Xiumin: Desde quando você tem sido bom em high notes?
CHEN: Eu acho que tenho sido bom nisso desde o ensino médio, mas eu não sou o mesmo vocalista que eu era naquela época. Graças ao treinamento vocal que recebi, acho que me tornei muito melhor.
 
➥ Baekhyun: Quando você chegar na casa dos 30, o que você quer fazer, o que você acha que estará fazendo?
CHEN: Eu acho que quando o tempo chegar, será igual a agora, eu vou achar a música que eu gosto e acima de tudo seria ótimo se eu me tornasse uma pessoa mais profunda.
 
➥ Baekhyun: Por que você ama tanto relógios?
CHEN: Eu costumava usar meu celular quando estava vendo as horas, mas, de algum ponto, é melhor ver a hora pelo relógio. Isso me deixa mais interessado em relógios.
 
➥ Kai: Se você comprar uma casa, como vai decorar?
CHEN: Bem simples! Quero evitar cores extravagantes. Seria bom se fosse com alguma cor só ou uma casa pequena para onde eu possa voltar.
 
➥ Kai: Se pudesse voltar no tempo, pra quando você voltaria?
CHEN: Não quero voltar no tempo. Estou feliz como sou agora. Se eu realmente precisasse voltar no tempo, voltaria para os dias do debut. Se voltasse como eu durante aquele tempo, acho que aprenderia a mais fundo sobre música.
 
➥ Sehun: 365 dias sem estar cansado em nenhum momento independe do lugar. A qualquer momento você está sempre positivo, mas da onde você tira toda essa energia e vitalidade?
CHEN: eu sou tão positivo assim? Para mim, eu realmente não acho que “eu deva pensar positivamente” como uma obrigação. Talvez “pensamento positivo” seja uma coisa natural para mim. Qualquer um que goste de mim e esteja feliz por me ver, mesmo ver pessoas escutando minha música e assistindo minhas performances com alegria me dá forças. Obviamente também há momentos onde eu me sinto cansado. Nessas horas eu vou quietamente ouvir música sozinho, seja para relaxar ou tomando banho na banheira, e a energia vai naturalmente se recarregar. Então eu gosto quando eu passo meu tempo sozinho. Além disso, quando trabalhando, se há um conflito eu sou do tipo que faz questão de que esse conflito não seja arrastado para o dia seguinte. Nesse dia, se eu não resolver o conflito, mesmo quando eu for para casa eu vou pensar nisso. Eu odeio isso. Os sentimentos desconfortáveis devem ser resolvidos no dia para que eu possa ir trabalhar no dia seguinte com um ótimo humor também.
 
➥ Sehun: Enquanto o EXO PLANET #4 – The ElyXiOn – estava sendo gravado, quando foi o momento mais alegre para o hyung?
CHEN: O tempo em que estava mais feliz foi durante o primeiro dia do concerto, é claro! A abertura da primeira performance do EXO PLANET #4 – The ElyXiOn – em Seul, subindo no palco pra finalmente ver as ondas de luzes prateadas e a plateia, senti como se toda a exaustão e tempos difíceis que tive durante a preparação do concerto fossem embora na mesma hora. Estava em êxtase naquele momento.

 

⚡Perguntas e Respostas (Q&A) 
➥ “Meu paraíso está na música. Quando eu canto eu esqueço sobre todas as minhas preocupações e caio na música ”
 
➥ P: Por favor, nos diga como você se sente após o término da EXO PLANET #4-The ElyXiOn [dot]
CHEN: É triste… Claro que eu também me sinto feliz que o concerto terminou bem com todos os membros não sofrendo machucados, mas é ainda mais triste que o nosso último concerto da EXO PLANET #3. Eu acho que é porque os stages parecem cada vez mais preciosos conforme os anos passam!
 
➥ P: o quarto concerto já acabou, qual foi o diferencial do EXO PLANET #4 – The ElyXiOn?
CHEN: Eu acho que o EXO PLANET #4 – The ElyXiOn – é uma versão completa dos últimos três concertos, como uma compilação dos nossos pontos fortes. Por isso estava tão ligado e curti todos os momentos.
Tive um sentimento que o EXO botou pra fora tudo que construímos até aqui.
 
➥ P: Quando o Chen sente que não é bom o suficiente?
CHEN: Eu acho que não fui brilhante, hahaha. Eu costumava ficar ocupado cantando nas performances dos concertos. Recentemente eu percebi que eu “gostaria que eu pudesse simplesmente aproveitar isso!”. Ao invés de ser bom na performance, era mais importante aproveitar o concerto do que não cometer um erro no palco, mas eu estava me esquecendo disso/perdendo essa direção. Eu acho que a compulsão e o estresse de performar com alta perfeição nos palcos me deixou menos livre. Há um ditado que diz “os gênios não podem superar os que trabalham duro, e os que trabalham duro não podem superar aqueles que se divertem”. E no EXO PLANER #4 – The ElyXiOn [dot], eu aproveitei o magnetismo de estar em cima do palco. Foi por isso que acho que consegui mostrar o meu melhor.
 
➥ P: EXO PLANET #4- The lyXiOn [dot] ocorreu no Gocheok Sky Dome. Que tipo de palco é o Gocheok Sky Dome para um artista?
CHEN: Eles dizem que o tamanho da avenida do concerto é como uma decoração para os cantores. Eu acho que nós temos outro record. O Gocheok Sky Dome não é um palco onde qualquer um pode pisar facilmente. É um palco com o qual todo artista sonha. Então, eu acho que o Gocheok Sky Dome significa orgulho e confiança.
 
➥ P: qual a opinião do Chen sobre a parte mais atrativa do concerto do EXO?
CHEN: A sessão de EDM é a parte mais atraente. Quando você vai ao show de um cantor, é difícil aproveitá-lo se você não conhece as músicas do álbum ou as músicas na lista de faixas. Você pode até sentir algo como, “eu amo essa música!” mas você não consegue aproveitar a música naquele momento. A parte que compensa essa fraqueza é a sessão de EDM. Mesmo que você conheça as faixas-título do EXO, algumas audiências não conhecem as outras músicas do álbum. Então eu acho que eles também conseguem aproveitar a sessão de EDM.
 
➥ P: Chen disse no palco do EXO PLANET #4 – The ElyXiOn em 2017 “nós preparamos uma performance para aqueles de vocês que não conhecem o EXO. Por favor, aguardem ansiosamente por isso”. Naquela hora você estava se referindo à performance de EDM? Ou você quis dizer que vocês estavam satisfeitos com a completude do próprio concerto?
CHEN: Eu acho que é excitante ver alguém interessado por música e que se diverta com isso. Isso é a transferência da energia. É isso que é a sessão de EDM. Eu percebi que eu tinha que mostrar um lado mais divertido de mim para fazer com que a audiência se divertisse. “Por favor, aguardem ansiosamente por isso” foi a minha forma de me comprometer para deixar a audiência mais excitada. Foi uma expressão de autoconfiança, e eu estava totalmente satisfeito com esse concerto, incluindo os equipamentos de palco, os efeitos, os lasers, os lançadores de fogo e os vídeos. O diretor Shim Jae Won e os melhores staffs fizeram o concerto ficar esplêndido e deslumbrante.
 
➥ P: Diferente do concerto passado, como foi preparar uma performance com o time de dança?
CHEN: Estava tão satisfeito que pensei “por que estamos fazendo isso só agora?”. É ótimo ter apenas os membros do EXO no palco, mas fazer a performance com o time de dança nos deu uma sinergia excelente. Graças a eles, que viraram os “The Red Force”, pudemos enriquecer a performance com uma energia diferente de quando éramos apenas eu e o EXO no palco. Estar com o EXO e o time de dança, que são como a minha família, me ajudou muito.
 
➥ P: ElyXiOn significa paraíso. O que é paraíso para você?
CHEN: Paraíso é um lugar onde você não tem nenhuma preocupação, então pelos meus padrões, meu paraíso é a música. Tenho muito estresse e preocupações o tempo todo, mas quando eu canto não sinto a pressão. Depois de terminar no palco, talvez eu sinta estresse dizendo “oh, me sinto um pouco mal pela performance de hoje”, mas sempre curto o momento em que estou cantando.
 
➥ P: No EXO Planet #4 – The ElyXiOn você cantou “Heaven” como música solo, mas no EXO Planet #4 – The ElyXiOn [dot] você cantou “Moonlight”. Por que mudou a música?
CHEN: Pensei “que música os EXO-Ls mais querem ouvir?”, “o que os EXO-Ls mais querem ver de mim?”, então escolhi Moonlight como música solo porque faz muito tempo desde que a cantei completa. Primeiro pensei “deveria cantar sozinho?”, mas se cantasse com os membros faria um trabalho melhor. Então eu canto o primeiro verso sozinho e o segundo verso, nós quatro.
 
➥ P: Qual a diferença de cantar a última parte de Moonlight com Suho, Baekhyun e D.O.?
CHEN: Quando canto “Moonlight” sozinho é bom conduzir a música do início ao fim, e quando nós quatro cantamos podemos nos divertir trocando nossas partes na música. Eu gosto de cantar com os membros. É muito mais divertido quando você joga tênis de mesa com alguém do que quando joga contra a parede!
 
➥ P: A performance solo de “Years” também foi ótima. Parece que você não está apenas cantando, mas também fazendo uma performance. Então qual tipo de stage você gostaria de performar?
CHEN: A performance de “Years” foi uma ponte entre Beyond e Lucky durante o início do encore. Na verdade é um stage que dá tempo para que Xiumin Hyung troque de roupas? Hahaha. Foi uma ideia que eu dei ao diretor Shim Jae Won, e o stage foi feito com um pouco de pressa. Honestamente não achava que era necessário treinamento, porque foi o tipo de stage onde eu não precisava entregar uma performance em especial então eu poderia apenas usar o palco com facilidade. Depois de analisar minha primeira performance não estava bom o suficiente. Como a ponte que faz conexão entre o stage enérgico de Beyond do Xiumin Hyung com os dançarinos e o stage animado de Lucky, eu precisava de equipamentos para transmitir mais energia. Eu pensei muito sobre como deveria receber a energia passada por Xiumin, pensei em ideias como, talvez eu deva dizer algo no início do meu stage e durante o refrão poderíamos adicionar fogos para expressar essa energia explosiva e muito mais. Pensei que seria legal se “Years” fosse aquele stage onde a audiência pudesse aproveitar. Na verdade quando eu disse coisas como “Vocês estão prontos?”, “Façam barulho!” no palco, eu me senti extremamente envergonhado. Mas porque o EXO PLANET #4-The ElyXion estava chegando ao fim e essa era a última performance eu pensei que seria bom se eu e a audiência pudéssemos deixar tudo de lado e aproveitar com o coração cheio.
 
➥ P: Eu acho que quando você está performando “Heaven” e performando “Years” tem um sentimento diferente. Parece que metade dos nossos fãs são diferentes. Como é isso?
CHEN: “Heaven” é uma música que você canta confortavelmente. Eu queria mostrar a força de uma música calma. Como eu disse anteriormente, quanto mais calma a música é, mais emocional ela fica. Quando eu canto uma música calma como “Heaven”, eu me pergunto sobre como a audiência se sente sobre isso. Se a emoção foi entregue ou não, qual o sentimento que eles sentiram, é difícil de ter certeza sobre isso. Quando se trata da imersão e do foco da audiência, é melhor cantar uma música animada como “Years”, porque a resposta da audiência é bem mais clara!
 
➥ P: Eu posso sentir que o tom agudo do CHEN é bem característico. Qual é o charme de você cantar com essa técnica?
CHEN: O maior charme (da minha técnica vocal) é que eu posso entregar energia e ter certeza de alcançar a energia da plateia. Eu não me importo muito quando eu fico fora de sintonia. Se eu fico mesmo que um pouco fora da sintonia, eu acho que não existe nada igual a mim gritando de um jeito energético e legal!
 
➥ P: O que o CHEN prefere cantar? “Drop That” que você grita bastante ou uma música calma como “Sing For You”?
CHEN: Eu prefiro cantar músicas calmas, Ballad é um gênero de música charmoso porque pode entregar uma emoção verdadeira. Diferentes cantores tem diferentes ideias sobre a letra. Eu acho que o gênero Ballad, a emoção do cantor pode ser contida na música pra se comunicar com a plateia, a força pra comover o coração da audiência é forte. Por outro lado, eu acho que o Rock ou o Metal entrega energia ao invés de sentimento. Tem um charme que faz a plateia ficar animada e gritando junto. Eu acho que durante a EXO PLANET #4-The ElyXiOn [dot] têm varias canções estridentes que eu posso cantar as partes com notas mais altas, e quando eu junto tudo passando pelo concerto inteiro que eu me mantenho gritando. Eu acho um pouco difícil.
 
➥ P: Na segunda parte, você performou Ka-CHING! com o Baekhyun e com o Xiumin. Tem muita diferença entre cantar com o EXO e com o CBX?
CHEN: Na tour do CBX, quando eu performei Ka-CHING!, eu me senti como se tivesse retornado aos dias de debut. Estando em um grupo com 3 membros sem os outros, me fez sentir um pouco de vazio, mas apresentando o stage com os outros membros juntos do CBX no palco foi divertido e relaxante. Estando em um stage com o EXO, falando psicologicamente é confiável, mesmo que tenhamos performado uma música do CBX, pareceu mais um stage do EXO!
 
➥ P: Quando você canta “Sing For You”, você sempre diz, “EXO-L dadas por Deus”, como esse ajuste foi feito?
CHEN: A letra original é “Meu presente de Deus”, eu queria expressar a minha gratidão total para os EXO-Ls que vieram no concerto ver o EXO performar, então eu mudei a letra, e parece que os EXO-Ls conseguem sentir a minha gratidão então eu fiquei muito feliz. Eu mudo a letra sempre que eu posso hahaha
 
➥ P: Você teve um ment onde você disse “se há um buraco no coração dos EXO-Ls, assim como vocês encheram o concerto, eu desejo que o EXO preencha seus vazios”, e Baekhyun disse “como você consegue esse tipo de comentário?”. Foi uma fala legal como a água (fluiu como a água). Você a preparou com antecedência?
CHEN: Eu não preparei o ment separadamente, mas após eu dizer aquilo eu fiquei chocado também. De súbito eu pensei algo como “não importa que o EXO tenha preparado uma ótima apresentação, não seria de utilidade nenhuma se o concerto estivesse vazio”. Há um ditado que diz “vai ser perfeito desse modo”. Eu queria expressar minha gratidão aos EXO-Ls por fazerem do concerto do EXO caloroso. E se os EXO-Ls tivesse preocupações ou vazios em seus corações, eu achei que seria bom se através da performance do EXO nós pudéssemos esquecer de todos os nossos vazios e aflições.
 
➥ P: Durante o seu ment, Suho disse “se há um anjo neste mundo…” e você disse “se há um anjo sem asas neste mundo, são vocês”. Este é o repertório/fala do Chen?
CHEN: Sim, esta se tornou minha fala hahaha. Isso já foi dito como brincadeira outras vezes. Eu não sabia que Suho ia fazer este comentário no palco. Eu fiquei tão tímido. Geralmente eu não sei expressar meus sentimentos em palavras. Quando há uma oportunidade de expressar minha gratidão eu quero dizer propriamente o quão grato eu estou, mas geralmente eu acabo falando apenas uma palavra “obrigado”. Eu continuo procurando por maneiras de expressar minha sinceridade. Talvez esse seja o motivo pelo qual a expressão “anjo sem asas” surgiu.
 
➥ P: Nesse concerto, a coreografia está ficando sexy. Tem muitas fãs que ficam loucas com a vibe sexy do Chen. Você é conhecido como um “vocal excelente”. Como você se sente quando você recebe reconhecimento através de uma performance de dança?
CHEN: Eu me sinto bem. Eu amo que as pessoas reconheçam minha nova faceta, meu potencial. Eu acho que o apoio dos EXO-Ls me fazem correr mais forte, mas eu ainda sinto que eu não sou bom na dança. Eu acho que eu sou ambicioso.
 
➥ P: Eu acho que você deve ter várias músicas favoritas para cantar e dançar. Qual é a sua música favorita do EXO PLANET #4- The ElyXiOn [dot]? E qual música você gosta de cantar enquanto dança?
CHEN: Minha música favorita é “Universe”. A letra é boa no geral, mas a letra do refrão é realmente muito legal. O EXO tem um monte de música de performance. Dentre elas eu gosto de “Monster”, ela tem uma dança poderosa. A performance de “Going Crazy” é a melhor deste concerto. É uma música nova e uma performance madura do EXO. A dança militar de “Run This” é legal também. É como as performances novas originais do EXO, é diferente das que já existem.
 
➥ P: Enquanto se preparava para o EXO Planet #4 – The ElyXiOn [dot], que tipo de performance você investiu mais tempo?
CHEN: “Going Crazy”. Gastei muito tempo e esforço no palco para isso. Eu não tive muita pressão porque tive outras performances antes, mas estava realmente nervoso por ser a primeira apresentação.
 
➥ Q: Em que momento você esteve grato pelos membros durante o EXO Planet #4 – The ElyXiOn [dot]?
CHEN: Acho que o EXO Planet #4 – The ElyXiOn [dot] ajudou os membros a se conduzirem bem. Se uma pessoa está exausta, vamos dizer que estamos levando o outro. Quando alguém está exausto e sensível, os membros estão aptos a considerar e nos envolver para criar um trabalho de equipe. Sempre que faço isso, sinto como “estamos juntos há muito tempo”. Sou grato pelos membros do EXO por estarem do meu lado.
 
➥ P: Qual foi o momento mais impressionante para os fãs no EXO Planet #4 – The ElyXiOn [dot]?
CHEN: Depois do concerto, a cena mais memorável foi a dos fãs nos assistindo quando abrimos o palco. Toda vez que vimos o LED e o oceano prateado, dizemos “oh, eles estão esperando por nós”. Esse é o sentimento dos EXO-Ls esperando e nos amando que nos alcança ao máximo.
 

⚡Depoimento da equipe (staffs):

➥ Comentário do time de dança: Chen não é ruim dançando. Coreografias fáceis são fáceis de aprender, mas as difíceis são facilmente digeridas. Mesmo agora, suas habilidades de dança estão constantemente aumentando. Muitos artistas tiveram experiências em desenvolver suas habilidades e depois ter uma caída brusca em seu desempenho, mas Chen não teve algo assim (caídas) até agora.
 
➥ Comentário do manager: Os charmes do Chen como vocalista são tão difíceis de expressar em palavras. Nas partes de high note de Drop That, ele removeu os pontos de (forma poderosa).
No Elyxion, acho que fomos capazes de expressar nossos movimentos em um nível “confiante”.
Depois de ver Chen planejando a performance de Moonlight com os três membros, ainda que eu seja o manager, acho que os fãs iam dizer “isso é ótimo”.
 
➥Rotina de cuidados com a pele do Chen: Ele tem um pele oleosa e complexa, portanto, antes de colocar a maquiagem completa, na parte da base, ele usa ampola para equilibrar o óleo, durante os intervalos, ele usa a ampola no rosto dele como uma face mask para acalmar a pele. Logo após o concerto terminar, depois que ele limpar seu rosto, ele cuidará de sua pele usando gel suavizante de babosa (Aloe) ou bálsamo múltiplo.
 
➥Penteado do Chen: Ele gosta muito do estilo de cabelo elegante e recém lavado, durante esse show, por causa do comprimento do cabelo curto, para mostrar uma forte impressão nós fizemos o penteado dele parecer tão macio como nós pudemos, com um pouco de ondas, nós conseguimos fixar o volume de cabelo dele.
 

EXO e EXO-L, que nosso ano seja feliz!


EXO-L, antes de nós percebermos, passaram-se 7 anos que estamos juntos. Passou pela minha cabeça todas as memórias do EXO e dos EXO-L, choramos e rimos juntos o tempo todo. Nós estamos em uma longa amizade mesmo quando estávamos imersos em uma memória do passado nós podemos dizer “Ah, nós fizemos isso”. Claro que existem várias memórias deliciosas durante o EXO PLANET #4 – The ElyXiOn. A primeira performance de Novembro de 2017 permanece na minha memória, quando eu vi os EXO-L preencheram todos os assentos, meu coração estava agradecendo completamente a todos que esperaram por nós, EXO-Ls estavam sentindo falta do EXO igualmente ao EXO sentindo falta das EXO-Ls.

 
 
Crédito: patarz, For Chen Union

Trad.PT: Chen Union Brasil | @ChenUnionBR

Os comentários estão desativados.