CHENUNIONBRASIL.com / Dedicated to Kim Jongdae


 
⚡️P: A colaboração de Dynamic Duo e Chen é honestamente um pouco inesperada. Como esse projeto surgiu?
CHEN:No dia em que eu visitei o estúdio do Gaeko hyung pela primeira vez nós falamos sobre várias coisas. Enquanto eu estava dizendo que eu cresci com as músicas do Dynamic Duo e ele disse “então que tal nós trabalharmos juntos desde o começo?”, e foi assim que surgiu. Pensar que eu lancei uma música com os hyungs do Dy Duo! É praticamente como se outro dos meus objetivos tivessem se realizado.
 
⚡️P: Sua música ‘Nosedive’ em colaboração com o Dynamic Duo ficou em primeiro nos charts e até mesmo ganhou o primeiro lugar em um programa de música. Isso aconteceu ontem.
CHEN: Eu fiquei super chocado depois de ver o artigo. Na verdade todas as vitórias são especiais, mas eu ter ganhado o primeiro lugar sem promover nos programas de TV nem mesmo uma vez é especialmente especial.
 
⚡️P: Há muitas pessoas que foram consoladas ao ouvir essa música ultimamente.
CHEN: Enquanto eu canto, a coisa que eu mais presto atenção é transmitir a letra da música. Em vez de enfatizar na minha voz, eu espero transmitir a letra clara e puramente aos ouvintes. O significado também combina com o sentimento do clipe. Os hyungs do Dy Duo e o meu rosto não aparecem nenhuma vez, mas sim o professor Ryu Boksung; só a presença de uma pessoa foi suficientemente impressionante.
 
⚡️P: No ano passado você mostrou atividades excepcionalmente variadas e vigorosas. Junto com o EXO, você lançou 3 álbuns, e pessoalmente você promoveu como EXO ChenBaekXi e cantou OSTs de dramas também.
CHEN: 2016 foi um ano em que eu me tornei ainda mais ambicioso como cantor. Em particular, eu senti ainda mais enquanto fazia as promoções como EXO ChenBaekXi. Assim que terminamos as promoções de Hey Mama, Xiumin hyung, Baekhyunee e eu começamos a discutir sobre o nosso próximo álbum. Embora nós ainda não saibamos quando e com que música nós iremos voltar, nós estamos planejando e discutindo ideias consistentemente para isso.
 
⚡️P: Foi disto que a sua OST ‘Everytime’ cantada com a Punch para Descendants of the Sun marcou a cena [da música].
CHEN: Eu sou grato por você chamar assim. Mas na verdade é ao contrário. Eu assisti ao drama por causa dos atores. E, através desta música, muitas pessoas conheceram a minha voz.
 
⚡️P: Você também participou das OSTs para It’s Okay, That’s Love e Moon Lover: Scarlet Heart Ryeo. Quando você canta músicas que serão inseridas em um drama, em que você foca?
CHEN: Quando eu participei da OST para It’s Okay, That’s Love, eu recebi muita ajuda do D.O. Eu estava procurando por conselhos de como cantar a música de forma a combiná-la com o drama. Ultimamente, eu tento entender a mensagem por trás da música mais do que o drama e os personagens em si. Eu não sou ator então eu acho que é certo para mim me aproximar através da música. Se eu cantar a música com honestidade, eu acho que irá combinar com a cena completamente.
 
⚡️P: Eu ouvi dizer que normalmente quando se canta músicas, você precisa entregar a letra e as emoções com cuidado. Ultimamente, cantores jovens parecem focar mais em técnicas ou métodos.
CHEN: Primeiramente, eu quero cantar de uma forma que eu goste e seja bom. As pessoas me ouvem cantar a letra primeiro enquanto escutam as músicas então eu quero que os ouvintes foquem na letra primeiro. Se a letra é bem entregue, as emoções vão se sair bem e, em contraste, se as emoções estão bem preenchidas, a letra será entregue efetivamente. Mas isso não quer dizer que habilidades não sejam importantes. Há muitas pessoas que tem isso em falta, então é importante continuar praticando.
 
⚡️P: Você é o vocalista principal do EXO, você reconhece que você, como vocalista, excede o grupo?
CHEN: Eu ainda estou longe disso. Faltam coisas em mim vários aspectos então eu tenho de compensar isso com prática constantemente. Eu nunca me senti satisfeito depois de ouvir minhas gravações. Há tantas pessoas no mundo que cantam bem.
 
⚡️P: Como vocalista, que parte da música você quer melhorar?
CHEN: Eu sou fraco no ritmo. Há uma grande diferença de habilidade entre cantar baladas e R&B. Além disso, por nós estarmos em uma equipe, é claro perceber quais são os fortes e fracos dos membros.
 
⚡️P: Deve haver alguma motivação entre os membros.
CHEN: Faz seis anos desde o debut. Agora quando nós entramos no estúdio de gravação, eu posso ver como os membros melhoraram suas habilidades. Eu consigo entender o quanto as nossas experiências em gravar até agora têm nos ajudado. Naturalmente, quando é a minha vez, eu também quero me esforçar.
 
⚡️P: Embora você faça parte de um grupo de performance conhecido, ainda não há muitas chances de mostrar sua voz, como OSTs ou Masked Singer, etc. Você tem mais desejo de cantar?
CHEN: Não importa se é como um grupo ou individualmente; ser compreendido e notado…. Tudo leva tempo. Eu canto todas as músicas que eu quero na sala de ensaio e isso me dá um tipo de ‘alívio’ destes desejos. Meu objetivo final é compor e cantar o tipo de músicas que eu amo.
 
⚡️P: Qual é a música que você está cantando durante os ensaios com mais frequência recentemente?
CHEN: Hello da Beyoncé! Pode não ser uma música recente, mas eu a ouvi por acaso enquanto estava dirigindo. A voz feminina é muito aguda, mas eu queria cantá-la em um tom que combinasse comigo porque é uma música boa.
 
⚡️P: Eu me lembro que você recomendou uma música da Lucia e do Epitone Project na página de música de um portal de notícias.
CHEN: Eu tento me manter o mais aberto possível quando se trata de ouvir [música]. Eu estava adicionando músicas indie à uma playlist e encontrei uma canção que ‘floresce’. Então eu acabei conhecendo a música ‘Are you going to love me for just one season like a flower?’ (N/T: Você vai me amar durante só uma estação como uma flor?).
 
⚡️P: Você está dizendo que é possível entender os sentimentos de um membro de um boy group que está aproveitando seu pico de popularidade?
CHEN: Eu tenho… uma sensibilidade analógica. Eu não uso redes sociais ou a internet tanto assim. Eu não tenho uma razão especial, mas só acabou assim. Meus amigos brincam comigo dizendo que eu sou um analfabeto digital.
 
⚡️P: Tudo bem para você ser o único a não saber de algo que todo mundo já sabe?
CHEN: Eu não me importo muito com isso. Eu acho que eu vivo no meu próprio ritmo.
 
⚡️P: Você é você mesmo.
CHEN: Eu acho que eu preciso ter minhas próprias convicções. Se eu não tiver, eu ficarei preso a várias coisas e abalado. É mais confortável seguir um caminho que é certo para mim. Honestamente, é por isso que eu estou esperando um pouco para escrever minhas próprias músicas. As pessoas ao meu redor me dizem para tentar coisas diferentes para descobrir o que eu quero, mas parece que combina comigo começar depois de descobrir que tipo de música eu quero fazer definitivamente. Eu tenho o sossego de pensar “Eu vou fazer quando for a hora”. Eu vou fazer música durante a minha vida toda, de qualquer forma. Como uma fruta, eu acredito que eu vou amadurecer com o tempo.
 
⚡️P: O que mais mudou de antes do debut até agora?
CHEN: Antes, eu era introvertido e não tinha confiança. Eu ficava nervoso em frente às pessoas e não falava bem, mas isso mudou muito com as promoções.
 
⚡️P: Entre os membros, você e Xiumin foram chamados de os Irmãos Kim. Vocês dois são amigos que se dão muito bem. Em que momentos você sente que o Xiumin te entende bem?
CHEN: Xiumin hyung conhece o que eu gosto e o que eu não gosto muito bem, então, quando nós saímos, ele se certifica de deixar tudo certo. Ás vezes eu sinto que o hyung é meu manager em tempo integral. Eu me sinto à vontade também. Na verdade, o Xiumin hyung é alguém que consegue entender os outros bem e ele é assim com os outros membros também, até coisas que eu não entendo ele conhece como a palma da mão, o que me deixa arrepiado ás vezes.
 
⚡️P: O Xiumin já mencionou o seu profissionalismo antes, dizendo que ele não vê nada que falte em você mesmo na sala de ensaio. Com a sua agenda ocupada, mesmo que ocasionalmente, você nunca demonstra seu lado mais preguiçoso?
CHEN: Para não me fazer de bobo, eu tenho certeza de não cometer erros. Eu também não gosto dos momentos em que eu me constrangi no palco, então, mesmo que eu não acesse a internet com frequência, eu me monitoro dentro e fora do palco. No passado eu costumava me culpar por cada pequeno erro, mas agora eu estou aprendendo a não pensar muito em coisas que aconteceram no passado.
 
⚡️P: A lista de recordes que o EXO conquistou não tem fim. O EXO tem seis anos de idade, mas qual é a coisa que ainda te deixa atônito e você não consegue acreditar?
CHEN: Receber um Daesang por quatro anos consecutivos! Não é fácil receber um Daesang uma vez na vida, mas o fato de que nós recebemos quatro vezes… É uma coisa incrível.
 
⚡️P: Se você não tivesse debutado como o Chen do EXO, o que você estaria fazendo agora?
CHEN: Eu fico curioso sobre isso com frequência também. Hm, eu originalmente queria me formar em prática musical. Se eu tivesse estudado música, eu provavelmente estaria me preparando para ser um treinador ou professor? Eu gostaria que os ouvintes aproveitassem a música tanto quanto eu alivio o estresse cantando. Eu quero que os outros conheçam a alegria na música.
 
⚡️P: (A pergunta não aparece nas fotos)
CHEN: Eu acho que você precisa se entender inteiramente antes que possa ter sucesso no que você faz. Se não, você vai oscilar do seu objetivo por causa de várias condições. Eu sou do tipo que dá um passo de cada vez no caminho em que sou confiante então eu também estou esperando pela oportunidade certa para compor. Eu poderia ser como aqueles ao meu redor que fazem isso ou aquilo e descobrem durante o caminho, mas eu ainda prefiro descobrir que tipo de música eu quero fazer antes de começar.
 
 
Créditos: hyoyeonsubs2, feli1992, FYCHEN
Trad.PT: Chen Union Brasil | @ChenUnionBR

Os comentários estão desativados.